sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Carnaval... a 30 de Janeiro de 2008...

Chegámos ao carnaval. Vêm aí pelo menos cinco dias de... eu desatino com isto... malta mascarada a dançar música brasileira que é igual à música de há não sei quantos anos atrás e a fazer não sei o quê por ai.Não gosto do carnaval. Não gosto de gente mascarada disto e daquilo a meterem-se com os amigos (não sendo reconhecidos, claro!) e quando nós nos chateamos e estamos quase a dar com o primeiro objecto que nos apareça à frente, que normalmente são sempre as garrafas de cerveja, naquelas fronhas esquisitas e pintadas, gritam..."Epá...sou eu, não faças isso..."! Não tem piada e às vezes (paciência!) não vamos a tempo de ouvir o amigo até ao fim e lá calha.... Temos pena...

Há quem não pense noutra coisa que não seja o carnaval, e que parece que a vida apenas vale a pena porque existe o carnaval, e só fale no carnaval... Pois é, infelizmente isso espalhou-se e a minha irmã é viciada no carnaval... acho que, tirando a época da Páscoa (em que os bolsos andam vazios, só por isso!), passa o ano a planear o carnaval do ano seguinte, a pensar nas fardas para cada dia, onde vão na sexta, no sábado ou no domingo e ainda por cima tem a coragem de me dizer: "Quem é que não gosta do carnaval? É a melhor altura do ano!". Poupem-me!

Uma das tradições do carnaval, é o facto dos homens se mascararem de mulheres. É um facto! Como diz alguém que eu conheço, "Há pessoas que andam enganadas a vida toda...". Acho que é uma maneira de, quem sabe, mostrarem realmente quem são, de terem ali cinco dias para andarem "desmascarados". É uma opinião.

Vivo no centro! Grande zona, carros a passar, pessoas a passar, a azáfama do dia-a-dia vive-se sobretudo nesta zona! Excepto à noite! Tirando algumas noites por ano, em que o alarme das lojas em baixo não deixam ninguém dormir ou simplesmente um casal de namorados que, não havendo mais sitio nenhum na cidade, decidem discutir à minha porta, até se passa uma noite calma. E no carnaval? Pois é... Acho que a malta, seja sóbria, alcoolicamente bem disposta ou podre de bêbeda, decide fazer, vá se lá saber porquê, a algazarra toda na minha rua, e quem é que não dorme? EU.Não gosto de carnaval porquê! Acho que a culpa é da minha mãe. Deviamos tomar decisões conscientes e ter gosto próprio a partir, sei lá, dos dois anos de idade porque hoje em dia, em criança, somos autênticas marionetas da nossa mãezinha. Ela veste-nos, e escolhe o que vestir, decide quando dormimos, quando acordamos, e mais, até quando arrotamos! Quando era criança acho que fiquei traumatizado com o carnaval.

Tanto eu como as minhas irmãs passamos por duas fases da nossa vida no carnaval: a do famoso pierrot com a lágrima ao canto do olho, coisa triste e sombria para uma criança com pouco mais de dois anos, e a fase do Palhaço. Eu odeio palhaços. Quando penso num palhaço, só consigo pensar naquela figura maléfica e assassina de crianças... não me afligem, mas tenho vontade de lhes fazer coisas estranhas envolvendo uma bola de aço e uma trituradora... Já é tarde, tenho de dormir, que amanha é outro dia. Ainda tenho dois dias até começar a acelerar batimentos cardiacos. Esperemos que esta época passe depressa e que o ano que vem nunca mais chegue...!

Sem comentários: